sexta-feira, 27 de junho de 2008

prisão



A sabedoria popular é sábia e enquadra perfeitamente muitas situações da vida em sociedade. Dois provérbios podem ilustrar o meu entendimento sobre este tema:.(quanto maior for a tolice feita, mais o tolo se admira de si mesmo) ou (se queres conhecer o vilão, põe-lhe o governo na mão).
Ao contrário do que o presidente da câmara disse ao jornal Mirante,,toda a sua vivência política na sua gestão da câmara, tem sido como neste caso: “a opinião dos outros não conta, eu é que sou o detentor da verdade”.
Num caso como o, da instalação de uma prisão, não se compreende que o governo e autarquias possam tratar um assunto desta dimensão nas costas de toda a gente e em completo secretismo.
Só políticos tacanhos e provincianos e se consideram iluminados é que o podem fazer, porque sabem ter o apoio daqueles que só sabem dizer sim.
Atiram com grandes números para os olhos das pessoas, como se isso por si só, fosse justificação.
Quando este presidente, na entrevista fala em guerras que já perdeu,,deve estar a referir-se ao projecto de urbanização dos terrenos da ex-Epac, porque outras guerras ganhou (instalação de uma universidade nas escolas velhas, limpeza da vala, centro coordenador de transportes, tratamento dos esgotos do concelho, museu do vinho, defesa do melão de Almeirim e possivelmente a defesa dos enchidos de Almeirim).
Ainda bem que existe oposição e acho mesmo um elogio a forma como estes senhor se refere a uma parte da mesma.
Em todas as sociedades, os homens “providenciais” que resolvem tudo sozinhos, sempre causaram graves danos, e o aparente progresso, vem posteriormente a verificar-se não passar de oportunidades perdidas.
Um assunto com esta envergadura tem de ser tratado com clareza, objectividade, e com todos os elementos disponíveis em cima da mesa.
Se assim não for, moribunda está a democracia.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

guerra à justiça?



A Directora do departamento central de investigação e acção penal, em entrevista a um jornal, defendeu como fundamental a criminalização do enriquecimento ilícito e criticou as alterações ao código penal; Também afirmou que a corrupção existe onde há poder, e este não cria leis contra si próprio e que o novo código não defende a investigação nem a vítima.O Procurador Geral da República na audiência parlamentar de 24/6/08 perante os deputados, colocou muitas reservas ás propostas governamentais da “lei de segurança interna”, à criação do chamado “conselho da prevenção da corrupção”? e ao cargo de “Secretário geral de segurança interna”, sugerindo mesmo que existe tentativa de governamentalização nestas propostas.
Aliás, as preocupações manifestadas por estas duas entidades e de outras pessoas de reconhecida competência e isenção, em vez de consideradas, têm sido minimizadas e até afrontadas.
É evidente que este governo em vez de criar instrumentos eficazes, tenta tudo para governamentalizar o seu “combate”?.
Só não se compreende como é que as pessoas sérias que ainda estão nos partidos do poder se deixam dominar pelos oportunistas e vampiros que com a sua influência determinam este estado de coisas.
Sem justiça séria e eficaz, a democracia fica seriamente debilitada.

Provérbios (a má companhia torna mau o bom e o mau pior)
(se queres conhecer o vilão, põe-lhe o governo na mão)
(os bois conhecem-se pelos cornos e os homens pela palavra)

quinta-feira, 19 de junho de 2008

política rasca



Infelizmente para o nosso país, a existência de políticos rasca, mancha bastante o território nacional.
A partir de determinada fase da democracia pós-25 de Abril, os partidos do poder foram invadidos por pessoas com poucas qualidades mas com muitas ambições pessoais.
Assim muitos cidadãos, só chegaram a lugares de responsabilidade local, regional ou nacional, pelo facto de terem muita “esperteza” e conversa em conjunto com o principal trunfo: (serem do partido mais votado).
Em Almeirim, no período de 1974-88, graças a um trabalho autárquico colectivo em que os eleitos de todos os quadrantes políticos participaram, atingiu-se um nível de evolução em todo o concelho, que o tornava líder no distrito. Para além disso, organizaram-se instrumentos de planeamento que permitiram desenvolver investimentos de uma forma sustentada e coerente.
Desde que esta maioria com este presidente da câmara, tomaram conta do concelho, uma inversão de valores e princípios foram aos poucos sendo instalados.
- Anulou-se e recusou-se a colaboração de qualquer autarca que não fosse do partido do poder.
- Funções que os eleitos deveriam exercer foram transferidas para assessores, consultores e outros que tais. (antes só havia um funcionário para secretariar todos os membros do executivo, incluindo o presidente).
- Em vez de optimizar os serviços, contrataram-se “pessoas de confiança” ou contrataram-se empresas privadas para fazer, “o que serviços camarários até então faziam.”
- Como foi denunciado (só neste mandato), permitiu-se a concentração das grandes decisões só numa única cabeça “com assessoria” reduzindo todos os outros membros do grupo a pouco mais que figurantes, dando cobertura a projectos pessoais.
Assim o nosso concelho chegou à situação em que muitos dos fundos da CEE foram aproveitados de uma forma avulsa, não sendo discutida, criada ou implementada qualquer perspectiva de desenvolvimento sustentado para o concelho.
O rebentar do caso da possível construção de uma prisão nos Paços Negros, traz à evidência a forma rasca como este presidente da câmara tem governado o concelho em total desrespeito pelos outros membros do executivo e população em geral.
Sentiu necessidade de neste momento, se afirmar pessoalmente, comportando-se como um ilusionista que tira um coelho da cartola. Queria fazer mais um figurão, bem à sua maneira.
Só que as implicações que tem para o concelho e principalmente para a zona que secretamente foi negociada, são tão profundas que uma decisão destas só poderá ser tomada depois de discutidos os prós e contras de uma forma aberta e democrática.com todos os interessados. e no respeito pela legalidade.
Espero estes factos ajudem a população do concelho, a tomar melhor conhecimento da forma como tem sido gerida a nossa câmara, nos últimos anos.

provérbio (quem brinca com o fogo queima-se)

quinta-feira, 12 de junho de 2008

O "Pacto do Analfabetismo"



Dado o enorme “êxito” alcançado pelo “pacto da justiça” assinado entre o PS e o PSD, e cujos resultados estão bem á vista, é de prever a assinatura de outro pacto dado as preocupações manifestadas pelo dr. Mário Soares.
Como a sua grande preocupação é o previsível aumento da influência dos partidos da esquerda, consta que os dois partidos estão em vias de criar uma comissão, presidida pelo dr. Mário Soares e composta por elementos dos dois partidos, a fim de estudar a melhor maneira de contrariar essa tendência.
É possível que os representantes do PS sejam: Armando Vara, Jorge Coelho, Maldonado Gonelha e Pina Moura.e pelo PSD: Santana Lopes, Jorge Neto, Ferreira do Amaral e Mira Amaral, dado estas pessoas serem um exemplo pelas “privações” que têm passado para defenderem o actual regime.
Atendendo que, o que é decisivo para os dois partidos nos diversos actos eleitorais, é o voto da chamada “maioria silenciosa”,vulgo “analfabetos da política” a táctica é manter esse grande grupo no sítio onde está, e se possível enredá-los mais na teia do adormecimento, não lhes fornecendo elementos que os possa fazer pensar.
Dado a grande influência destes políticos , junto dos donos dos grandes meios de comunicação social, calcula-se que as sugestões que irão fazer são as seguintes:
Para a rádio, falar de futebol e de tudo a que a esse tema diga respeito,24 horas por dia, intervalado com musica pimba.
As televisões terão de mostrar todos os jogos de futebol possíveis, mesmo repetidos, entrevistas, comentários, vida íntima dos jogadores, tudo a toda a hora e até mesmo naqueles programas rasca. Aumentar o número das telenovelas, muitas entrevistas ao “jet-set”, futebolistas, modelos e cartomantes. Contratar mais “analistas políticos” “independentes” mas ligados aos grandes grupos de poder.
Para os jornais, mesmo os diários e embora já tenham metade das páginas a falar de futebol, é de fazer um esforço para aumentar o número dessas páginas e também aumentar as referências à society.
Para as revistas cor de rosa “talvez ainda poucas”, procurar mais fofoquices da “sociedade moderna” e escalpelizar mais em pormenor os enredos das telenovelas e da vida privada dos futebolistas modelos e artistas da moda.
Esta comissão também irá contactar os autarcas dos dois partidos, para aumentarem o número de festas nos respectivos concelhos, evidentemente com a participação do maior número possível de artistas pimba.
Se o “pacto para o analfabetismo” já estivesse assinado,o Povo já estaria muito melhor informado e “cultivado”

Provérbios: (não cantes ao burro que te responde com coices)
(não há pior surdo do que aquele que não quer ouvir)

quarta-feira, 11 de junho de 2008

dia da raça




Tudo indica que ao dia 10 de Junho “dia de Portugal, Camões, e das comunidades” vai passar a chamar-se dia da RAÇA.
O actual Presidente da República interpretando o mais “profundo” sentimento nacional, irá tentar ajustar mais estas comemorações ao que é a realidade actual.
Assim os condecorados, passarão a ser as figuras, que os meios de comunicação social portugueses, e as populações locais mais glorificam.
Futebolistas, modelos, artistas de telenovelas, “jet set”, “empresários de sucesso”, e políticos e autarcas corruptos.
Com o novo figurino, no dia da cerimónia e com grande pompa, actuará um coro, composto por todos os artistas “pimba” do país, também glorificados pelas televisões nacionais e utilizados pela maior parte dos autarcas do bloco central nas festas locais.
Como as comemorações e o 25 de Abril, foram praticamente apagados pelo bloco central, possivelmente este figurino é o que mais se adapta ao seu entendimento do que melhor representa o modelo de “raça” que integra os valores sociais de defende.
O partido PNR já declarou apoiar a brilhante ideia.

Provérbios (a televisão pode dar-vos muita coisa, excepto tempo para pensar)
(quem mexe na bosta acaba fedendo)

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Biscateiros da política



115 Deputados da nação, acumulam este importante cargo público, com outras funções.
Destes, 39 em empresas e 33 em “escritórios de advogados.
O rei das consultadorias é Vitalino Canas (PS) com cinco, e com cargos em empresas, Jorge Neto (PSD) com cargos em 14 empresas diferentes.
As investigações que andam a ser feitas pela PJ indiciam tráfico de influências e corrupção, por promiscuidade entre alguns políticos e grandes interesses económicos.
Se os exemplos devem vir de cima, é evidente que enquanto estas situações se mantiverem, não há força para combater estes fenómenos.
A dignificação da actividade política, faz-se não pelo aumento do vencimento dos políticos, como defende Pedro Passos Coelho, mas sim pela entrega dedicada à causa pública.
Provérbios: (quem serve a dois senhores , a um deles tem de enganar)
(não dês ovelhas a guardar ao lobo)
(a navio roto, todos os ventos são contrários)

domingo, 1 de junho de 2008

Mãos largas



Segundo mapas publicados no jornal Almeirinense de 1 de Junho, o montante das verbas transferidas pela câmara de Almeirim, durante o segundo semestre de 2007, para particulares, associações, e colectividades, foi num total de 418.114 euros.
Somando a estes números, as transferências do 1º semestre, as verbas dispendidas em apoios a colectividades e associações mas registadas noutras rubricas do orçamento, com várias festas anuais, festarolas, comezainas, passeatas e pagamento de “serviços” à comunicação social, difícil se torna calcular o valor total destas despesas.
No entanto, analisando esta realidade, fácil é perceber como se “compram votos”, “arregimentam comensais” e “corrompem consciências”.
Mas está tudo “numa boa”, ao contrário do que alguns tentam fazer crer. O Povo bem merece muitas festas e muito futebol, se possível todos os dias e a toda a hora.
Afinal o que é que interessa a gestão da coisa pública?.

Provérbios: (quanto maior é a tolice feita, mais o tolo se admira de si mesmo)
(com passas e bolos se enganam os tolos)
(tudo se quer com conta, peso e medida)