segunda-feira, 12 de maio de 2008

Estado de direito?




A Polícia Judiciária teve o arrojo de fazer algumas investigações em áreas que eram de certo modo “tabu” para poderem ser investigadas. Por outro lado, a opinião pública por ter começado a falar mais de corrupção, veio colocar em alerta os poderosos que impunemente dominam.
Como reflexo, e fruto da governação instalada no nosso país, a justiça, está a ser conduzida a uma cada vez menor operacionalidade, devido a intencionais alterações legislativas.
A investigação criminal está aos poucos a ser destruída pelos políticos comprometidos e logo cúmplices com o que de mais baixo existe. A alteração ao código penal tornou quase impossível o combate à corrupção e crimes económicos.
Com tudo o que se está a passar, é fácil de compreender a razão pela qual a Polícia Judiciária, (responsável pelo combate ao crime violento à criminalidade económica, isto é: corrupção, tráfico de influências,.branqueamento de capitais, etc.), seja colocada numa situação de instabilidade permanente e esteja a ser amputada dos meios necessários e suficientes para cumprir a sua principal missão.
Os alicerces do estado de direito estão de facto a ser abalados sem o Povo dar por isso.
Mas não faz mal :-vem aí o campeonato europeu de futebol e isso sim, é do que o Povo gosta e, sabe discutir e apresentar “ideias”.

Sem comentários: