terça-feira, 28 de abril de 2009

Quem cumpriu e quem não cumpre




Passados 35 anos do 25 de Abril, é bem fácil constatar quem cumpriu e quem não cumpre.
O grande prémio foi para quem não cumpriu porque quem cumpriu com a sua palavra lixou-se.
É esta a triste sina de Portugal e a razão do seu atraso, Quem tem palavra é penalizado, os Chico espertos, egoístas e sem palavra, são recompensados.
Veja-se o que se passou com os Capitães de Abril, onde quase todos acabaram por ser prejudicados nas suas carreiras e mesmo até preteridos, por terem a ousadia de fazer o 25 de Abril.
Eles cumpriram o que prometeram, - entregar o poder aos políticos.
Os políticos do poder, à medida que se foram afastando do 25 de Abril, foram tratando cada vez mais de si, entregando-se aos grandes interesses económicos, e como alguém disse “esses políticos estão no poder, não para defender os interesses de quem neles votarem, mas sim em quem os financia ou em quem os posteriormente os vai acolher nas suas empresas”.
Os Capitães de Abril sonharam com maior justiça social para além da liberdade.
Agora, olhando bem para as figurinhas que com as suas práticas em divergência com o espírito do 25 de Abril, é fácil de compreender porque é que esses políticos não perdoam a ousadia desses capitães embora cinicamente ponham o cravo na lapela nesse dia.
Eles nunca se identificaram com essas aspirações do povo.
Tudo o que cheirava a 25 de Abril foi expurgado pelos últimos governos, por não estar conforme com os interesses que eles representam. Só a liberdade vai restando, embora cada vez mais condicionada.

Sem comentários: