sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Categorias Sociais

- Povo
-Políticos
-Bufos
-Sabujos e lambe botas
-Chico espertos
-Mafiosos
-Tubarões


Povo- É o cidadão normal, letrado ou não, esclarecido ou alienado, empregado ou desempregado, crítico ou acrítico, e que vota de quatro em quatro anos.
Político- É aquele em que o Povo vota de quatro em quatro anos e é o “bom político” ou o “mau político” este mais conhecido por “político”. O “ bom político” é caracterizado por ter uma só palavra e ser sério e franco a defender as suas convicções. O “mau político”é aquele que promete o que o Povo gosta de ouvir e que quando eleito se rodeia de bufos e, sabujos e lambe botas; convive de muito perto com os Chico espertos e “mafiosos imitação” e esquecendo o que prometeu. Grande parte desses novos indígenas, servem-se das juventudes partidárias como rampa de lançamento.
Bufo- Cidadão que actua no local de trabalho,sociedade ou política, faz queixinhas dos seus iguais e ouve aqui e diz acolá ,para ficar bem visto e auto promover-se.
Sabujo e lambe botas- Individuo que faz lembrar cãezinhos de estimação que estão sempre com a língua de fora e a dar ao rabinho. Limitam-se a insinuar junto ao poder, só servindo para dizer a tudo que sim e para compor cenários. Bastam-lhe umas migalhas.
Chico esperto- Individuo que tenta passar despercebido, insinuante, metediço, matreiro que aproveita todos os buracos para daí tirar vantagens pessoais. Ultrapassa tudo e todos. Está sempre com quem tem o poder. Muda de partido se lhe convier, mas também sempre, para o lado do poder.
Mafioso- Esta categoria divide-se em dois grupos: ( mafioso puro) e (mafioso imitação)
Mafioso puro- É o que está envolvido no grande negócio da droga, prostituição, violência da noite e outras sujidades.
Mafioso imitação- É aquele que normalmente já estagiou na política, no futebol ou no mundo empresarial e de uma forma relampejante aparece como gestor, empresário ou até banqueiro. Movimenta-se com a maior das facilidades por entre os políticos e não desdenha a relação com os outros mafiosos.
Tubarão- Paira acima de tudo, tem o povo a produzir directa ou indirectamente para ele. Serve-se do bufo ,sabujo e Chico esperto que comem umas coisitas. Tem relações privilegiadas com o poder, impondo mesmo orientações. Os “ mafiosos imitação” olham-no com admiração e inveja ambicionando chegar à sua posição, a qualquer custo.

Sem comentários: