domingo, 22 de março de 2009

A Prisão




Sábado, 21 de Março, assisti como cidadão do concelho de Almeirim a uma cena que nunca pensei que aconteceria no meu concelho.
A propósito da construção da "prisão de Almeirim" a junta de freguesia de Fazendas, patrocinou com a envolvência da câmara, uma visita à herdade dos Gagos.
A intenção era a de mostrar, que a junta está a proceder à plantação de sobreiros para substituir aqueles que vão ser abatidos na zona onde está proposta a construção da prisão.
Como se pode verificar, toda a intervenção está a ser efectuada de qualquer maneira e à pressa, com a finalidade de justificar o injustificável.
O secretismo inicial e as promessas fantasiosas, foram substituidas por um continuo atropelo à lei e ao mais elementar bom senso.
Quem viu, viveu ou conviveu com a gestão aberta, pensada e participada do anterior presidente Alfredo Calado e assiste ao desperdício e incompetência desta gestão, tem de se sentir profundamente revoltado e indignado.
As pessoas com mais de 50 anos concerteza que se lembram das manifestações "espontâneas" de apoio a Salazar. Os funcionários públicos, tinham de estrar presentes, assim como toda aquela corte, de figuras, dependentes do sistema, ou que ambicionavam a qualquer lugar.
Felizmente que no nosso concelho, ainda há pessoas que não se deixam intimidar e defendem as suas opiniões com a frontalidade que qualquer cidadão de corpo inteiro deve ter.
O servilismo é a negação da democracia e não pode haver evolução sem uma discussão séria deste tipo de questões que podem hipotecar o futuro de uma região.
A razão da força nem sempre vence a força da razão.
Só espero que a justiça, apesar de todos os afrontamentos a que ultimamente tem estado sujeita, ainda possa funcionar para este caso e puna com insenção todos os atropelos verificados.

Sem comentários: