quinta-feira, 26 de maio de 2011

E a dívida ?



O prémio nobel da economia, Paul Krugman, afirmou e justificou , que Portugal não vai conseguir pagar a sua dívida.

BCE o que é ?

Numa conversa de café,assim é o BCE:

terça-feira, 24 de maio de 2011

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Afogamento de Portugal




O vendedor de banha da cobra que nos últimos anos tem andado a enganar os bananas,até com a privatização da água quer ludibriar os portugas.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A classe mérdia



O que vai ser da CLASSE MÉDIA ?

quarta-feira, 11 de maio de 2011

terça-feira, 10 de maio de 2011

A estratégia da manipulação


O poder de manipulação utilizado pelos grandes interesses dominantes é tão eficiente que a depuração das ideias, conseguida, tornou completamente obsoleto o poder que teve a censura noutras épocas.Esta estratégia de manipulação foi sintetizada, por um estudioso chamado Noam Chomsky, em dez pontos:
1-Estratégia da distracção-Desvio da atenção das pessoas, dos problemas importantes, com utilização de contínuas distracções e de informações insignificantes, para ocupar o tempo dos indivíduos por forma para não lhes restar tempo para pensar.
2-Criar problemas e oferecer soluções-Como por exemplo, criar uma crise económica para fazer aceitar como um mal necessário, o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.
3-Estratégia da gradação-Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la a conta gotas, por anos consecutivos.
Foi o que neo-liberalismo impôs: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego, etc., que se aplicados de uma só vez tinham provocado uma revolução.
4-Estratégia do deferido-Apresenta-se uma medida impopular chamando-lhe “dolorosa, mas necessária e corajosa”, fazendo crer que tudo vai melhorar “amanhã”.
A seguir o povo aceitá-la com resignação quando for posta em prática.
5-Falar com o povo como se este fosse uma criança-A maioria da publicidade, utiliza discurso, argumentos, personagens, e entoação particularmente infantis, muitas vezes próximo à debilidade, quase como se o espectador fosse um deficiente mental.
6-Utilização do aspecto emocional, muito mais que a reflexão.
A utilização do emocional, permite abrir a porta de acesso ao inconsciente, para implantar ou enxertar ideias, desejos, medos, compulsões ou induzir comportamentos.
7-Manter o povo na ignorância e mediocridade-Faz com que o povo não compreenda os métodos utilizados para o seu controle.
8-Estimular o ser complacente e medíocre-Promove a ideia de que é normal é a santa ignorância, a estupidez, a facilidade, a vulgaridade e a incultura.
9-Reforçar a revolta, pela auto culpabilidade.
Faz com que o indivíduo se culpe pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência da sua inteligência, capacidades ou esforços.
Leva o indivíduo a auto desvalorizar-se, e culpar-se, levando à inibição de agir.
Sem acção nunca pode haver revolução.
10-O sistema conhece melhor os indivíduos, do que eles mesmo se conhecem.
Dado os avanços acelerados da ciência, postas à disposição das elites dominantes, o sistema tem conseguido conhecer melhor o individuo comum, do que ele a si mesmo.
Logo o grande controlo do sistema sobre os indivíduos.

A receita de Mazarino


Em França, no reinado de Luis XIV, quem mandava era o cardeal Mazarino e o ministro de estado era Colbert
.Dada a grave crise financeira que o país vivia, o ministro Colbert, perante o cardeal Mazarino, confessou que já não tinha maneira de enganar os contribuintes, já que os pobres não podiam pagar mais impostos e aos ricos nem pensar em mexer nos seus privilégios.
Mazarino então respondeu-lhe”Tu pensas como um queijo, como o penico de um doente!...Há uma quantidade enorme de gente situada entre os ricos e os pobres: São os que vivem sonhando vir a ser ricos e temem ficar pobres. É a esses que devemos lançar mais impostos, cada vez mais, sempre mais!.. Esses quanto mais lhe tiramos mais eles trabalharão para compensarem o que lhes tiramos. É um reservatório inesgotável.”